quarta-feira, 5 de março de 2008

My Love

uma das minhas paixões é música, nunca postei nada falando do assunto. Quando observo o Mainstream de hoje, eu vejo que ele está bem mais comercial do que há digamos 10 anos atrás (ou mais!).Repare nas bandas que estão fazendo sucesso no nosso país como por exemplo o cpm 22(cpemo 24), NX Zero, Fresno, pra fazerem mais sucesso se auto-intitulam bandas de "punk rock" e "Hardcore" (um absurdo!), quando na verdade o som deles é Emo! Quem gosta dessas bandas nega até a morte que são bandas emo, mas é só reparar nas letras que as máscaras caem! Bom, as vezes pode ser que as próprias gravadoras os obrigam a fazerem esse tipo de música (o que eu acho muito difícil). O problema é que nós brasileiros somos "consumistas" de certos estilos musicais, quando aparece algo novo nós "sugamos" até enjoarmos do novo estilo e logo jogamos fora, e o que está na moda é esse tipo de música, por que reparem que as músicas dessas bandas citadas falam mais diretamente dos sentimentos, basicamente das crises que os adolescentes passam. E o pior é que nem vende tanto, mas faz um puta sucesso. Por que será que o Strike foi o vencedor de uma das categorias do vmb no ano passado e não o Vanguart? Por que é isso que os mais iginorantes tão escutando!
O Underground está um pouco diferente. Apesar de eu acompanhar pouco a cena underground (bem menos que o mainstream), eu vejo que o que o som que está na moda é o Folk. O festival "Vaca Amarela" de goiânia praticamente só teve folk rock! Eu acho que o folk, pelo menos por enquanto, não tá pronto pro mainstream, porque não é um som "animado" se comparado ao que está no maistream, são músicas mais melódiacs, músicas pra se relaxar, ficar pensando, mas mesmo assim é muito bom. Acho que a música faz círculos, não acho difícil que em menos de 5 anos o folk esteja "bombando" no mainstream, da mesma forma que eu acho que o Hardcore, o punk e o metal voltem a fazer um sucesso realmente significativo. O bom do underground é que ele sempre está com coisas novas, o mainstream não, o que aparece de novo é tudo derivado do que está fazendo sucesso.

Uma época musical que eu espero que nunca mais volte é a década de 70, exceto pelo final da década onde estourou o punk, foi meio que uma fase negra da música, com o fim dos Beatles, o rock n'roll estava indo de mal a pior na minha opnião, porque havia surgido um dos estilos que eu menos gosto: o prog. Apesar de gostar um pouco do Pink Floyd nussa, nem imagino como deveria ser assistir a um show dessa banda ou do genesis, aqueles solos de teclado de mais de meia hora,um som meio estranho e "cabeçudo". Eu pelo menos se tivesse nascido nessa época não ouviria rock por causa do prog! A salvação da dessa década foi o punk que destruiu o prog, mostrando que as músicas não precisavam ser tão longas para serem boas, o punk era um som sujo, rebelde e mostrou que todos poderiam fazê-lo, porque não precisa ser um gênio da música pra fazer punk rock.
É isso, a conclusão é que o rock, sempre está mudando, para o bem ou para o mal mas quer goste ou não o importante é que o rock nunca morra!

Nenhum comentário: